1. O Nosso Compromisso com a Segurança e Prevenção de Fraude
A SFS – Financial Services, IME, S.A. (SFS) é uma Instituição que funciona com base na confiança e na transparência, transpondo esses princípios para a relação do dia-a-dia com os nossos clientes.
A segurança e a prevenção de fraude, são para nós uma prioridade e queremos que se sinta confiante na utilização dos nossos serviços. Estaremos sempre comprometidos em proteger a sua informação, e assumimos com grande seriedade e empenho as nossas responsabilidades no que respeita à proteção da informação e à prevenção de fraude.
2. Como promovemos a segurança e a prevenção de fraude
Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança e prevenção de fraude, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a garantir a utilização segura do seu cartão e a proteger a sua informação, que inclui controlos tecnológicos, medidas organizacionais, técnicas, físicas e procedimentais para a proteção da informação, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada.
Entre outras, destacamos as seguintes medidas de segurança de informação e prevenção de fraude:
- Disponibilização de Cartões Virtuais para segurança nas suas compras on-line. Tem a possibilidade de criar Cartões Virtuais, associados ao seu Cartão Universo, que podem ser utilizados numa ou várias compras online. Poderá criar quantos Cartões Virtuais quiser e alterar o seu valor e validade, sempre que pretender, no Universo online ou na App Universo.
- Utilização do serviço 3D Secure cada vez que fizer um pagamento online com seu Cartão Universo, em comerciantes que também estejam registados no serviço. Ser-lhe-á solicitado que introduza um código de segurança único (OTP), com validade de 10 minutos, enviado por SMS para o número de telemóvel que tem registado nos nossos serviços, obtendo assim segurança adicional nos pagamentos online.
- Possibilidade de configurar regras de alerta e/ou inibição de transações personalizadas para maior controlo dos seus pagamentos. A área de Cliente do Universo online e a App Universo disponibilizam funcionalidades que lhe permite definir Controlos e Alertas das operações realizadas com o seu Cartão Universo sendo notificado por SMS ou Push Notifications.
- Existência de um sistema de Prevenção e Deteção de Fraude, que atua em tempo real, baseado num conjunto de regras transacionais com o objetivo de prevenir ou detetar a ocorrência de fraude com base na origem, frequência e valor das transações;
- Utilização de soluções técnicas de armazenamento e transferência de informação de forma segura;
- Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impeçam o acesso não autorizado;
- Monitorização permanente dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido da informação;
- Utilização de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos dados;
- Adoção de medidas que asseguram que os dados são protegidos contra destruição ou perda acidental;
- Existência de redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de informação, para evitar perda de disponibilidade;
- Controlo de acesso físico aos locais onde são processados os dados;
- Utilização de certificados digitais para proteção do site Universo, que poderá ser verificado em https://pt.godaddy.com. As comunicações com o site Universo encontram-se protegidas quando recorrendo à utilização de protocolos seguros indicados pelo URL de encriptação que começa por https://.
Assumimos em matéria de segurança da informação e prevenção de fraude o mesmo compromisso de melhoria contínua pelo qual nos pautamos na nossa atividade diária.
3. Cuidados a ter quando navega nos nossos canais digitais
Dado que a internet é uma rede pública de acesso generalizado, e por definição, um ambiente inseguro, recomendamos que adote um conjunto de cuidados de forma a proteger a sua informação e prevenir situações de fraude.
- Não utilize computadores públicos para aceder ao Universo Online, nem aceda ao website Universo online através de endereços gravados em favoritos e/ou histórico, links existentes em mensagens de email ou através de resultados de pesquisas em motores de busca (Google; Yahoo; Bing; etc).
- Aceda sempre ao website digitando diretamente o endereço completo na barra de endereços do seu browser.
- Mantenha atualizado o seu sistema operativo e os browsers de acesso à Internet.
- Tenha instalado e atualizado um software anti-virus, anti-spyware/malware.
- Não abra nem execute qualquer ficheiro que lhe seja enviado por email, de origem desconhecida, cujo conteúdo não lhe tenha sido previamente informado.
- Verifique o certificado digital para se certificar que está a aceder ao serviço do Universo Online.
- Memorize os seus dados pessoais de acesso e não os divulgue.
- Verifique sempre a consistência dos grafismos da página do website a que está a aceder. Caso detete alguma inconsistência contacte a SFS para confirmar se ocorreu alguma alteração.
- Termine sempre a sessão do Universo Online e na App Universo.
- Limpe a cache (ficheiros temporários) e elimine informação privada do seu computador, nomeadamente os códigos de acesso aos canais digitais.
- Verifique todas as operações que realiza via o Universo Online.
- Consulte regularmente os extratos das suas contas de pagamento e reporte imediatamente à SFS qualquer movimento irregular.
- Nunca forneça dados pessoais sem se assegurar previamente de que se encontra num website seguro
4. Como reportar incidentes de segurança e de fraude
Caso detete alguma situação suspeita deverá contactar de imediato os nossos serviços, utilizando os seguintes meios:
Os incidentes de Segurança e de Fraude são diretamente acompanhados pela Direção de Controlo Interno e Gestão Risco – Carlos Laranjeiro Fernandes