Preçário e
Informação Legal

Minuta dos Documentos Contratuais do Cartão Universo:
Ficha de Informação Normalizada Europeia em matéria de crédito a consumidores Download
Contrato de Crédito atribuição da linha de crédito associada ao Cartão Universo Download
Acordo de Prestação de Serviços e Pagamentos e Emissão de Moeda Eletrónica Download
Condições de Adesão aos Programas de Fidelização: Continente Download
Condições de Adesão aos Programas de Fidelização: Worten Download
Minuta Pedido Inclusão 2º Titular Download
Preçário:
Preçário Download
Documento de Informação sobre Comissões (DIC) Download
Informação Pré-Contratual sobre Intermediação de Crédito:
Informação Pré-Contratual Download
Reclamações:
Reclamações Download
Direitos dos Consumidores DSP2:
Direitos dos Consumidores DSP2 Download
Política de Privacidade:
Política de Privacidade SFS – Financial Services, IME, S.A. Download
Política de Privacidade Banco BNP Download
Política de Privacidade SONAE FS, Gestão e Consultoria Download
Código de Ética e Conduta:
Código de Ética e Conduta da SFS – Financial Services, IME, S.A. Download

Open Banking – Universo API Portal:
Universo API Portal – o portal para TPP´s (Third Party Providers) Download
Transferências, Débitos Diretos SEPA e Serviço de Mudança de Conta:
Guia para a mobilidade de Serviços Bancários Download
Glossário Universo Download
Lista de Autorizações de Débito, Ordens de Transferências Permanentes e Transferências a Crédito Download
Minuta para Comunicação às Entidades Credoras da Modificação dos Elementos Identificativos da Conta a que estão associados os Serviços de Pagamentos Download
Minuta para Receber as Ordens de Transferência na Instituição Recetora Download
Minuta Pedido de Encerramento da Conta na Instituição Transmitente Download
Minuta Pedido de Serviço de Mudança de Conta Download
Incumprimento Direito e Deveres:
Incumprimento Direito e Deveres Download
Seguro Proteção Casa:
Condições Gerais e Especiais (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros) Download
Política de Privacidade e Proteção de Dados Download
Seguro Proteção Família:
Condições Gerais e Especiais Seguro Proteção Família Download
Condições Gerais e Especiais Seguro Proteção Família – STAR Download
Política de Privacidade e Proteção de Dados Download
Seguro Proteção Ordenado:
Informação Pré-Contratual Seguro Proteção Ordenado (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros) Download
Seguro Proteção Saldo Cartão:
Informação Pré-Contratual Seguro Proteção Saldo Cartão (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros) Download
Informação Pré-Contratual Seguro Proteção Saldo Cartão STAR (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros) Download
Seguro Proteção Viagem:
Informação Pré-Contratual (inclui Documento de Informação sobre o Produto de Seguros) Download
Política de Privacidade Download
Livro de Reclamações Eletrónico:

Em cumprimento do estabelecido no do n.º 2 do artigo 5.º-B do Decreto-Lei n.º 74/2017 de 21 de junho, a SFS – Financial Services, IME, S.A. informa que poderão ser apresentadas reclamações relativas às atividades de prestação de serviços de pagamento e emissão de moeda eletrónica e de intermediação de crédito, por si desenvolvidas, através do Livro de Reclamações Eletrónico, devendo os clientes seguir o seguinte procedimento de acordo com a informação divulgada pelo Banco de Portugal em Livro de Reclamações Eletrónico:

  • Aceder ao site do Livro de Reclamações Eletrónico, em https://www.livroreclamacoes.pt;
  • Carregar no ícone “Fazer Reclamação”, indicar o seu endereço de correio eletrónico e carregar no botão “submeter”;
  • Consultar a sua caixa de correio eletrónico e aceder à mensagem que entretanto lhe foi enviada pelo Livro de Reclamações Eletrónico. Na mensagem, carregar no link “aqui”, que estará disponível por um período de 60 minutos. Decorrido esse período, o link perderá a sua validade, pelo que cliente terá de repetir o processo acima indicado para submeter a sua reclamação;
  • Inserir os seus dados pessoais;
  • Identificar a entidade reclamada;
  • Preencher os campos da reclamação com descrição do assunto e factos, podendo anexar até três ficheiros;
  • Confirmar se todos os dados estão corretos e carregar no botão “submeter”.

Quando é submetida através do Livro de Reclamações Eletrónico, a reclamação é enviada automaticamente para a entidade reclamada e para a entidade reguladora do setor (o Banco de Portugal, no caso das entidades que comercializam produtos e serviço bancários de retalho).

 

O Cartão Universo é um cartão misto ou dual, combinando a função de débito e crédito.

É emitido e gerido pela SFS – Financial Services, IME, S.A.. (Instituição de moeda eletrónica e intermediária de crédito autorizada e supervisionada pelo Banco de Portugal com o número de registo 7500), sendo a funcionalidade de utilização a crédito do mesmo assegurada por uma linha de crédito concedida e gerida pelo BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal, operando sob a marca comercial CETELEM (autorizado e supervisionado pelo Banco de Portugal com o número de registo 848).

Toda a informação relativa ao BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal constante neste site (incluindo a Ficha de Informação Normalizada Europeia em Matéria de Crédito a Consumidores e o Contrato de Crédito para Atribuição da Linha de Crédito Associada ao Cartão Universo) é da exclusiva responsabilidade do Banco. Poderá encontrar mais informações sobre o Banco em www.cetelem.pt.

SFS – Financial Services, IME, S.A. • Sede: Lugar do Espido, Via Norte, 4470-277 Maia. Capital Social 6.500.000,00€, matriculada na CRC Maia • NIPC: 513 102 248

BNP Paribas Personal Finance S.A., Sucursal em Portugal • Rua Galileu Galilei, n.º 2, 8º Piso – Torre Ocidente – Centro Colombo, 1500-392 Lisboa • Capital Social 45.661.800,00€ CRC de Lisboa • NIPC 503 016 160

Os Seguros Proteção Casa, Proteção Família e Proteção Viagem são distribuídos pela SFS, Gestão e Consultoria, S.A., enquanto Agente de Seguros, encontrando-se registada junto da ASF sob o nº 418459513 (informação acessível em www.asf.com.pt) e autorizada a exercer a sua atividade nos ramos vida e não vida.

SFS, Gestão e Consultoria, S.A. • Sede: Lugar do Espido, Via Norte, 4470-277 Maia. Capital Social 32.651.800€, matriculada na CRC Maia • NIPC: 513 922 369