Segurança e Prevenção de Fraude

1. O Nosso Compromisso com a Segurança e Prevenção de Fraude

A Sonae Financial Services, SA (SFS) é uma Instituição que funciona com base na confiança e na transparência, transpondo esses princípios para a relação do dia-a-dia com os nossos clientes.

A segurança e a prevenção de fraude, são para nós uma prioridade e queremos que se sinta confiante na utilização dos nossos serviços. Estaremos sempre comprometidos em proteger a sua informação, e assumimos com grande seriedade e empenho as nossas responsabilidades no que respeita à proteção da informação e à prevenção de fraude.

2. Como promovemos a segurança e a prevenção de fraude

Dispomos de uma diversidade de medidas de segurança e prevenção de fraude, alinhadas com as melhores práticas nacionais e internacionais, de modo a garantir a utilização segura do seu cartão e a proteger a sua informação, que inclui controlos tecnológicos, medidas organizacionais, técnicas, físicas e procedimentais para a proteção da informação, impedindo a sua utilização indevida, o acesso e divulgação não autorizada, a sua perda, a sua alteração indevida ou inadvertida, ou a sua destruição não autorizada.

Entre outras, destacamos as seguintes medidas de segurança de informação e prevenção de fraude:

  1. Disponibilização de Cartões Virtuais para segurança nas suas compras on-line. Tem a possibilidade de criar Cartões Virtuais, associados ao seu Cartão Universo, que podem ser utilizados numa ou várias compras online. Poderá criar quantos Cartões Virtuais quiser e alterar o seu valor e validade, sempre que pretender, no Universo online ou na App Universo.
  2. Utilização do serviço 3D Secure cada vez que fizer um pagamento online com seu Cartão Universo, em comerciantes que também estejam registados no serviço. Ser-lhe-á solicitado que introduza um código de segurança único (OTP), com validade de 10 minutos, enviado por SMS para o número de telemóvel que tem registado nos nossos serviços, obtendo assim segurança adicional nos pagamentos online.
  3. Possibilidade de configurar regras de alerta e/ou inibição de transações personalizadas para maior controlo dos seus pagamentos. A área de Cliente do Universo online e a App Universo disponibilizam funcionalidades que lhe permite definir Controlos e Alertas das operações realizadas com o seu Cartão Universo sendo notificado por SMS ou Push Notifications.
  4. Existência de um sistema de Prevenção e Deteção de Fraude, que atua em tempo real, baseado num conjunto de regras transacionais com o objetivo de prevenir ou detetar a ocorrência de fraude com base na origem, frequência e valor das transações;
  5. Utilização de soluções técnicas de armazenamento e transferência de informação de forma segura;
  6. Proteção dos sistemas de informação através de dispositivos que impeçam o acesso não autorizado;
  7. Monitorização permanente dos sistemas de informação, com o objetivo de prevenir, detetar e impedir o uso indevido da informação;
  8. Utilização de mecanismos que garantem a salvaguarda da integridade e da qualidade dos dados;
  9. Adoção de medidas que asseguram que os dados são protegidos contra destruição ou perda acidental;
  10. Existência de redundância de equipamentos de armazenamento, processamento e comunicação de informação, para evitar perda de disponibilidade;
  11. Controlo de acesso físico aos locais onde são processados os dados;
  12. Utilização de certificados digitais para proteção do site Universo, que poderá ser verificado em https://pt.godaddy.com. As comunicações com o site Universo encontram-se protegidas quando recorrendo à utilização de protocolos seguros indicados pelo URL de encriptação que começa por https://.

Assumimos em matéria de segurança da informação e prevenção de fraude o mesmo compromisso de melhoria contínua pelo qual nos pautamos na nossa atividade diária.

3. Cuidados a ter quando navega nos nossos canais digitais
Dado que a internet é uma rede pública de acesso generalizado, e por definição, um ambiente inseguro, recomendamos que adote um conjunto de cuidados de forma a proteger a sua informação e prevenir situações de fraude.

  1. Não utilize computadores públicos para aceder ao Universo Online, nem aceda ao website Universo online através de endereços gravados em favoritos e/ou histórico, links existentes em mensagens de email ou através de resultados de pesquisas em motores de busca (Google; Yahoo; Bing; etc).
  2. Aceda sempre ao website digitando diretamente o endereço completo na barra de endereços do seu browser.
  3. Mantenha atualizado o seu sistema operativo e os browsers de acesso à Internet.
  4. Tenha instalado e atualizado um software anti-virus, anti-spyware/malware.
  5. Não abra nem execute qualquer ficheiro que lhe seja enviado por email, de origem desconhecida, cujo conteúdo não lhe tenha sido previamente informado.
  6. Verifique o certificado digital para se certificar que está a aceder ao serviço do Universo Online.
  7. Memorize os seus dados pessoais de acesso e não os divulgue.
  8. Verifique sempre a consistência dos grafismos da página do website a que está a aceder. Caso detete alguma inconsistência contacte a SFS para confirmar se ocorreu alguma alteração.
  9. Termine sempre a sessão do Universo Online e na App Universo.
  10. Limpe a cache (ficheiros temporários) e elimine informação privada do seu computador, nomeadamente os códigos de acesso aos canais digitais.
  11. Verifique todas as operações que realiza via o Universo Online.
  12. Consulte regularmente os extratos das suas contas de pagamento e reporte imediatamente à SFS qualquer movimento irregular.
  13. Nunca forneça dados pessoais sem se assegurar previamente de que se encontra num website seguro

4. Como reportar incidentes de segurança e de fraude

Caso detete alguma situação suspeita deverá contactar de imediato os nossos serviços, utilizando os seguintes meios:

Os incidentes de Segurança e de Fraude são diretamente acompanhados pela Direção de Controlo Interno e Gestão Risco – Carlos Laranjeiro Fernandes